Os alunos dos 6º anos A, B, C e D com o intuito de verificar a presença de sais de cálcio e proteínas nos ossos realizaram um experimento.
Os alunos trouxeram dois ossos de coxa de frango;
– Osso 1: foi imerso em vinagre e deixado em repouso durante uma semana.
Resultado: Verificou-se que o osso que ficou mergulhado em vinagre ficou amolecido, pois o vinagre é uma substância ácida que reage com o carbonato de cálcio do osso, formando gás (dióxido de carbono). O osso ficou mole porque perdeu os sais de cálcio pela ação ácida do vinagre.

Osso 2: O segundo osso foi submetido ao fogo, que o deixou seco e quebradiço, pois o componente removido com a queima, foi a proteína que confere flexibilidade ao osso. Os dois componentes juntos conferem maior resistência.
Essa experiência comprova que os sais de cálcio dão rigidez aos ossos, enquanto o colágeno é responsável por sua resistência/flexibilidade . Retirando-se alguns de seus componentes, o osso perde suas propriedades.